Protectores Solares

Como estamos no Verão resolvi partilhar esta noticia retirada do Jn em que relata os perigos que podem ser provocados com a má utilização do protectores solares principalmente os óleos solares.

" Óleos solares podem levar a lesões que degeneram em cancros Alerta especialista que pede retirada desses produtos do mercado

O presidente da Associação Portuguesa de Cancro de Pele (APCC) defendeu hoje que as autoridades de saúde deveriam retirar do mercado os óleos solares, porque podem levar a lesões que degeneram em cancros de pele.
Em declarações à Lusa, Osvaldo Correia observou que aqueles produtos "têm um efeito enganoso" sobre os seus utilizadores, já que "ao transmitirem gordura à pele evitam o seu repuxar, transmitindo uma falsa sensação de que a pele não está a envelhecer".

Por outro lado, os óleos solares evitam a vermelhidão cutânea, levando a que as pessoas se exponham mais tempo ao sol, julgando que não estão em perigo. Sublinhando que os índices de protecção aconselháveis "são de 30 para cima", o presidente da APCC acentuou que, independentemente da falsa impressão de segurança transmitida por aqueles dois indicadores, aqueles produtos não evitam a penetração dos raios ultra-violeta (UVA) nas camadas mais profundas da pele.

Por outro lado, disse, o êxito daqueles produtos em alguns sectores do mercado deriva da falsa palavra de ordem "Moreno Igual a Beleza" pelo que a sua distribuição está sempre assegurada enquanto esse slogan tiver reflexo social. "São produtos que asseguram uma penetração silenciosa dos raios ultra-violeta, que atingem mais profundamente a pele, que envelhece precocemente", disse. Observou que os índices de protecção daqueles produtos, normalmente muito baixos, "são enganosos", porque complementam a transmissão de uma sensação de segurança. Osvaldo Correia aconselhou os portugueses de pele branca mais clara (fototipo 1 e 2) a utilizar sempre protectores solares com um índice mínimo de 30. Mesmo as pessoas de pele morena (fototipos 3 e 4), aconselhou, "não devem usar protectores inferiores a 20" e até os indivíduos de pele negra "devem usar protectores não inferiores a 15". O presidente da APCC chamou a atenção para o facto de os próprios protectores solares com índices mais elevados "poderem ser prejudiciais, porque podem levar as pessoas a pensar que não precisam de outros tipos de protecção, como as sombras, as t-shirts e os óculos de sol. "
Jornal de Noticias

Sem comentários: